terça-feira, maio 22, 2018

Aula 12 - C++ - Loop - FOR

LOOPs são muito úteis em programas quando há uma necessidade de repetir uma mesma instrução ou o mesmo software um número X de vezes. Imaginem só se precisássemos repetir um programa 8 vezes. Iniciar, executar e fechar (1 vez ja foi), iniciar, executar e fechar (2 vezes ja foram), ..... até 8 vezes. Cansativo não é ?

Agora pense se fosse uma instrução que devesse se repetir. Provavelmente você pensaria, "Fácil, é só copiar e colar a instrução que eu quero". Tudo bem, mas e se eu precisasse 5 vezes a mesma instrução? Copiar e colar 5 vezes ? Seu programa ia começar a ficar grande não é?!! E se precisasse de 50 vezes ? Pois é... Aí as coisas começam a complicar porque seu software começa a ficar muito pesado de tanta instrução repetida, fora que não estará nada otimizado.

E se precisasse 500 vezes ? PARA TUDO.......

Bem, qualquer que seja o numero de vezes que você deseja repetir essa instrução, seu software ficara muito pesado e nada otimizado e se precisar repetir um determinado programara, sera muito cansativo toda hora clicar nele para iniciar tudo de novo. Mas e se pudéssemos dizer a instrução ou ao programa para repetir um numero X de vezes ? Bom não é ? Não, não é bom, é incrível.

Chamamos isso de LOOP em um algoritmo.

A estrutura que iremos estudar inicialmente é o Loop FOR.

Sintaxe:    for ( inicialização ; condição ; incremento ) { instrução }

Exemplo:



Note que utilizamo o comando COUT uma só vez no algorítimo.
Mas quando o usuário final alimenta a variável N com o numero 8, veja o que acontece:


O produto final é:


Fácil não é ?!!
Veja quanto código poupamos para imprimir em tela tudo isso.

Bons estudos padawans...

Nenhum comentário:

Postar um comentário